Carnaval 2018 DCIM100MEDIADJI_0007.JPG

Publicado em Janeiro 26th, 2018 | by Livio

4

Bairro Castelo está na rota do Carnaval de Belo Horizonte

DCIM100MEDIADJI_0007.JPGO Carnaval de 2018 será oficialmente comemorado, em todo o país, no dia 13 de fevereiro. Mas, em Belo Horizonte, a folia já começou faz tempo! O Carnaval na capital mineira (É de todo Mundo) começa no dia 27 de janeiro e só terminará dia 18 de fevereiro. Serão 23 dias de festa, quatro a mais que em 2017.

De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a festa cresceu e, por isso, precisa se espalhar ainda mais pelas nove regiões da cidade, assim como aconteceu no ano passado. Os números impressionam. Em 2017, a cidade recebeu 500 mil turistas e contou com 3 milhões de foliões nas ruas. Foram mais de 350 blocos cadastrados, 416 desfiles, três palcos oficiais e os desfiles de escolas de samba e blocos caricatos. De acordo com a Belotur, a estimativa para 2018 é de um crescimento de pelo menos 20%  no número de foliões.

Castelo

Na região da Pampulha os bairros Castelo e Alípio de Melo estão na rota oficial da folia. No Castelo, a grande atração é o Bloco Baianeiros, que desfilará pelas ruas no dia 11 (domingo). Em 2017, o bloco arrastou mais de 100 mil pessoas durante o Carnaval de BH.

Segundo o baixista Leo Lobão, o Bloco Baianeiros está preparando uma festa ainda melhor. “Um trio elétrico ainda mais potente vai agitar os foliões. O intuito é melhorar a qualidade de som, e levar alegria e muito axé para as pessoas”, comenta Lobão, que é baixista do Chiclete com Banana há 17 anos, e que estará no Carnaval de BH pela primeira vez.

O Bloco Baianeiros é puxado por Lelo e o cantor Danniel Maestri, sempre embalado com o ritmo das percussões de Salvador! “Temos a influência baiana, vamos agitar o público com muito axé das antigas, quero ver todo mundo atrás do trio elétrico. Além do ritmo axé music, também vamos cantar releituras do pop e as marchinhas de carnaval”. Comenta Danniel.

A Concentração do bloco será na Rua Romualdo Lopes Cançado, na esquina com a Sylvio Menicucci, a partir das 12h. No bairro Alípio de Melo a principal atração é o Bloco Xibiu que, pelo terceiro ano consecutivo, promete animar as ruas com as irreverentes marchinhas de Carnaval, e releituras do samba, axé music, entre outros ritmos.

Bloco Sustenido

O Bloco do Sustenido também sairá pelo segundo ano consecutivo nos bairros Castelo e Alípio de Melo. Este ano será no dia 10/02 (sábado). A concentração é às 9hs na Rua dos Topógrafos, 207 (em frente a Escola de Música Ecos.) O bloco seguirá pela Rua dos Topógrafos, Av dos Engenheiros, Rua Romualdo Lopes Cançado, Av Altamiro Avelino Soares, Rua Castelo de Guimarães e encerra na Praça Manoel de Barros, no Castelo. O Bloco será puxado pela Banda ECOS, com trio elétrico e uma bateria com 40 componentes. (Por Lívio Barbosa)

 


Sobre o Autor


4 Respostas para Bairro Castelo está na rota do Carnaval de Belo Horizonte

  1. Doral says:

    Impressionante como não dão ênfase ao Bloco Xibiu. Um bloco de famílias, em um lugar agradável, com integrantes maravilhosos. Colocaram no final de uma matéria de outro bloco(Baianeiros). É logo depois colocam um outro bloco em evidência(Sustenidos) . Somos parceiros e amigos desses blocos, não queremos mais ênfase do que eles, mas parece que não conhecem o Xibiu, e não fizerem questão de conhecer e se inteirar sobre o que é o Xibiu. Levamos 6.000 pessoas ano passado e esse ano teremos mais de 10.000. Fazemos um trabalho durante todo o ano que também não devem conhecer. Imprensa de uma região deve estar presente no dia a dia, e não apenas colocar uma matéria sem apurar . Nem o local tiveram o cuidado de colocar . Esperamos vocês lá na Praça do Coreto, sábado dia 10, a partir das 14:00 para divertir conosco.

    • Livio says:

      Olá Doral. O que fizemos é chamado no jornalismo de critério de noticiabilidade. O jornal dá mais destaque aos fatos do bairro Castelo, uma vez que o jornal é do bairro Castelo e se chama JORNAL DO BAIRRO CASTELO. Por isso maior destaque sobre os blocos que desfilariam no Castelo. No entanto, além de citarmos o bloco Xibiu na edição de janeiro (pré carnaval), ainda colocamos uma foto do bloco com a legenda informando que o Xibiu desfilaria pelas ruas do Alipio de Melo. Doral, o Lívio Barbosa, diretor do Jornal do Bairro Castelo, é morador do Alipio de Melo e conhece você e todos os dirigentes do Xibiu. Sempre se colocou à disposição do Bloco. Teve várias conversas com o Rafael. Mas, ao contrario dos blocos Baianeiros e Sustenido, a assessoria de imprensa do Bloco Xibiu não mandou nenhuma informação para o Jornal. Nada! Romeu e Victor, irmão e primo do Livio, já foram integrantes do Xibiu. Se você conversar com outros dirigentes do Bloco Xibiu (Rafael e Lela) e com o Dadá, vai saber que acompanhamos e divulgamos o trabalho do Bloco desde o início. Ano passado (2017) fizemos uma matéria com bastante destaque para o Xibiu. Portanto, creio que a sua análise está incoerente. A equipe do JBCastelo esteve na praça do coreto e fez o registo do evento, que será publicado na edição que circula no final de fevereiro. Estamos a disposição.

  2. Ludmila says:

    É um absurdo deixar fazer essa zona num bairro residencial !! Quem autorizou não faz ideia da bagunça, sujeira e barulhada chata!! Falta de respeito tremenda! Espero que ano que vem não tenha!! Mais Respeito aos moradores!! Sou obrigada a sair da minha casa por causa disso!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar ao topo ↑