Saúde Hosp-Baleia-Slogan

Publicado em novembro 6th, 2017 | by Livio

0

Hospital da Baleia realiza mutirão de cirurgias ortopédicas

Leonardo-Quintao-destina-recursos-para-o-Hospital-da-Baleia-de-Belo-Horizonte-MG-Leonardo-Quintao-1500-Deputado-FederalO Serviço de Ortopedia do Hospital da Baleia promoverá, entre os dias 8 e 15 de novembro, um mutirão de cirurgias ortopédicas para atender pacientes do Sistema Único de Saúde vítimas de traumas com fraturas expostas de pernas. Estão previstas cerca de 20 cirurgias e serão priorizados os casos urgentes. A instituição é referência nacional em Ortopedia.

O objetivo do mutirão – realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) – é atender àqueles que precisam de assistência urgente, visto que hoje existe uma deficiência na oferta de procedimentos desta especialidade na capital mineira. Todos os pacientes serão encaminhados pela Central de Leitos da SMSA.

O ortopedista do Grupo de Reconstrução e Alongamento Ósseo do Hospital da Baleia, Dr. Wagner Nogueira, explica que grande parte dos traumas com fraturas expostas de pernas são causadas por acidentes de trânsito e precisam ser tratadas com agilidade: “quando o tratamento definitivo não é feito a tempo, pode acarretar em maiores complicações, inclusive infecção e amputação. Nosso objetivo é permitir que mais pacientes sejam submetidos ao tratamento, pois quanto mais rápido for, maiores a chance de uma boa recuperação”.

Ortopedia 

O Hospital da Baleia é uma instituição filantrópica que, desde a década de 1950, é referência em atendimento ortopédico adulto e infantil em Minas Gerais. Foi a primeira, no Brasil, a implantar o programa de pós-graduação na especialidade, com o professor e médico José Henrique da Matta Machado – responsável por expandir no Brasil a técnica de tratamento de Pé Torto Congênito (PTC), em que o Baleia é referência nacional até os dias atuais.

O tratamento ortopédico é integral e envolve médicos, enfermeiros e uma equipe multidisciplinar de atenção à saúde, com fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Dentre as subespecialidades e cirurgias da clínica, destaque para ortopedia oncológica, ortopedia pediátrica, traumatologia, coluna, joelho, mão, ombro e cotovelo, alongamento e reconstrução de membro e quadril. (Por Árvore de Comunicação)

 


Sobre o Autor


Voltar ao topo ↑